O Credito imobiliário hoje em dia, disponibiliza mais facilidades, os brasileiros podem realizar o sonho da casa própria. Porém, comprar um imóvel financiado sem ajuda de um profissional competente e qualificado pode tornar o caminho mais difícil e até mesmo frustrar seus sonhos!

Primeiro, você precisa escolher o tipo de moradia que você mais gostaria, depois  pesquisar as opções de empréstimo bancário, o que inclui valor mínimo de compra, taxas de juros, prazos de pagamento, limite de crédito e custos extras.

Para você se sentir mais seguro na hora de contratar o melhor crédito imobiliário, apresentaremos os principais passos que incluem este  processo.

Avante!

Financiamento Imobiliário

Antes de falar sobre o financiamento imobiliário, é importante você saber que existem três formas: à vista, por consórcio ou por financiamento imobiliário.

O financiamento imobiliário é, de uma forma mais simples, um empréstimo que você faz numa instituição bancária para adquirir um imóvel novo.

Com o financiamento, o você poderá pagar o sua casa parceladamente por um período de até 35 anos.   

Como calcular as parcelas?

Para compor o valor da parcela do financiamento imobiliário, precisaremos das seguintes informações: amortização, juros, seguro de morte e invalidez permanente, seguro de danos físicos ao imóvel e taxas administrativas.

Veja o que significa cada uma delas:

1. Amortização

Amortizar é o nome que se dá quando se paga o dinheiro emprestado pelo banco. Quanto se quitar uma parcela da dívida, você amortizará seu saldo devedor. O valor amortizado é o que sobra do pagamento depois de descontados os juros. Lembre-se que instituições financeiras cobram juros sobre a dívida.

2. Juros

Juro é o valor que a instituição financeira cobra para poder emprestar qualquer quantia de dinheiro cobrado devido ao empréstimo do dinheiro. Essa taxa pode variar de 6% a 13% ao ano, dependendo da linha de crédito e do valor do imóvel.

O Sistema Financeiro Habitacional (SFH) limita a taxa de juros a 12% ao ano, mais a Taxa Referencial (TR). Com isso, os financiamentos feitos pelo SFH costumam ter taxas de juros  menores do que as  outras modalidades de crédito.

Em janeiro de  2021, a taxa de financiamento imobiliário estava, em média, 7,00 % ao ano.

MARCO AURÉLIO DE MELLO CORRESPONDENTE COM  CERTIFICAÇÃO CA- 600 E CREDENCIADO PELA FEBRABAN ( Federação Brasileira de Bancos) 

3. Seguro de morte e invalidez permanente (MIP)

Ninguém está livre de infortúnios ao longo da vida, esse tipo de seguro garante à instituição financeira que a dívida será quitada em caso extremo de morte ou invalidez permanente do comprador. O valor é calculado mensalmente. Ele aumenta de conforme com a idade do dono e o valor do imóvel.

Em todos os financiamentos, a contratação do Seguro de Morte e Invalidez Permanente (MIP) é obrigatória, inclusive no Crédito Imobiliário Santander.

4. Seguro de danos físicos ao imóvel (DFI)

Este seguro refere-se aos prejuízos causados por: incêndio, queda de raio, explosão, vendaval. Entre outras situações que acontecem com o imóvel que também recebem este beneficio.

O DFI é calculado como um percentual do valor de avaliação do imóvel.

5. Taxa de serviços administrativos 

A Tarifa cobrada mensalmente (somada à parcela) para manutenção do financiamento. Geralmente , isso acontece de acordo com a legislação é de até R$25,00 por mês.

Etapas de contratação do crédito imobiliário

1. Simulação

O cliente faz as simulações de contratação de crédito, informando o valor do imóvel, o valor que deseja financiar e o prazo de pagamento. Assim, as instituições bancárias enviarão propostas mais adequadas ao seu perfil financeiro.

Acesse o simulador do Santander, a melhor opção de financiamento na atualidade. 

  • Simulador Habitacional para Crédito Imobiliário Santander.

2. Escolha do Crédito Imobiliário Santander

Conheça agora as vantagens do Banco Santander

A melhor e mais baixa taxa de de mercado é de 6,99% a.a.

Sistema 100% automatizado.

Eficiência no processo com jornada rápida e exclusiva com aprovação em 24 horas e assinatura de contrato em até 30 dias.

3. Entrega da documentação

Cada instituição financeira possui uma lista de documentos necessários para o financiamento imobiliário. Esses documentos servem para comprovar a idoneidade dos compradores e vendedores e também garantem que o imóvel está com a situação regularizada para ser vendido.

No caso do Santander, fizemos um  check list para facilitar para você.

Cliente

  • Proposta de Financiamento.
  • Declaração Pessoal de Saúde.
  • Opção de Compra e Venda com assinatura e rubrica do(s) proponente(s) e vendedor(es).
  • Cópia do RG e CPF inclusive do cônjuge ou convivente.
  • Documentos para comprovação de Estado Civil.
  • Documentos para comprovação de renda.

Vendedor (Pessoa Física)

  • Cópia do RG e CPF, inclusive do cônjuge ou convivente.
  • Cópia autenticada da Procuração (se for o caso).
  • Documentos para comprovação de Estado Civil.

Vendedor (Pessoa Jurídica)

  • CRF do FGTS original ou cópia autenticada.
  • Carta assinada pelos representantes legais com firma reconhecida.
  • Cartão CNPJ (se utilizar FGTS).
  • Certidão de Débitos Previdenciários (INSS) original ou cópia autenticada.
  • Cópia do Contrato Social.
  • Certidão Conjunta da Receita Federal e Dívida Ativa da União (negativa ou positiva com efeitos de negativa).
  • Cópia do Estatuto Social.
  • Cópia do CPF, RG e Declaração de Estado Civil dos Representantes Legais.

Imóvel

  • Certidão de Matrícula do Imóvel e também das vagas, quando se tratar de unidades autônomas.
  • Cópia da página do imposto predial do exercício.

FGTS (se for utilizar)

  • Autorização para saque de FGTS preenchida e assinada com firma reconhecida.
  • Extrato(s) original(is) do FGTS atualizado(s).
  • Cópia de 1 comprovante de residência atual.
  • Documentos para comprovação de Estado Civil.
  • Cópia da CTPS – Carteira de Trabalho e Previdência Social.
  • Carta do Empregador.
  • Preencher e assinar Opção de Compra e Venda.
  • Declaração do Imposto de Renda.

Seguradora (se for utilizar instituição do mercado)

  • Proposta de Apólice aceita pela Seguradora.
  • Quadro resumo das condições de cálculo e atualizações.
  • Custo Efetivo do Seguro Habitacional.
  • Material Publicitário (se houver).
  • Certidão de Regularidade junto à SUSEP.
  • Declaração dos compradores informando ter conhecimento das diferenças entre as apólices.

Fonte: Banco Santander Você pode acessar este link

4. Perfil bancário

Primeiro o banco analisa a documentação. Segundo passo, o banco determinará se os clientes que irão compor a renda podem continuar com o processo de aquisição de empréstimo para financiar o imóvel. Quando se cumpre os requisitos, o valor do financiamento é liberado. Só alegria!

5. Avaliação do imóvel 

Este passo é realizado por engenheiros  credenciados pelo Santander. Estes confirmam se a propriedade está ok para o financiamento.

6. Análise jurídica

Se a análise da documentação do imóvel está ok e a do vendedor ok também, chega a grande hora em que o banco elabora a minuta do contrato.

7. Assinatura do contrato

Essa é aquela hora que o comprador e o vendedor vão ao banco para assinar o contrato. Um momento muito esperado!

8. Registro em cartório

Contrato Assinado? Chegou a hora de ir no cartório para registrar o este documento  no Cartório de Registro de Imóveis. Esses locais geralmente exigem o comprovante de pagamento do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), emitido pela prefeitura ou órgão competente.

9. Entrega do contrato

O comprador deverá entregar ao banco uma via do contrato de financiamento registrado no Cartório de Registro de Imóveis, junto com a certidão que atesta a alienação do imóvel ao banco e a utilização do FGTS, se houver. Após a conferência de todos os documentos, o dinheiro é liberado ao vendedor.

Custos Adicionais

Além do valor do imóvel, você terá que pagar taxas cartoriais, bancárias de avaliação do imóvel e de impostos.

No SANTANDER essas taxas podem ser financiadas junto com o financiamento habitacional de forma confortável, e são de no máximo 5% do valor do bem adquirido. Para evitar futuros contratempos, reveja agora os gastos médios que você terá no processo de crédito imobiliário.

Conclusão

Para adquirir seu novo lar , e principalmente concretizar seu projeto de Casa Própria, primeiramente, é preciso que você receba um atendimento com a atenção que você precisa e com a exclusividade que você merece. O Crédito Imobiliário Santander facilita e muito este processo.

Procure um especialista para ter a segurança necessária durante sua experiência de realização desse sonho. Teremos o maior prazer em ajudar você neste processo.